Facebook
Facebook
Rua Pres. Getúlio Vargas, 177 - Centro - 87185-000 |
  | Acessibilidade

Esporte Estadual

Em feito inédito Floraí ganha o título de capital regional do esporte

Terça-feira, 27 de junho de 2017

Visualizada: 1785 vezes

O comprometimento da secretaria de esportes de Floraí, traz alegria aos floraienses.


Ouvir matéria

Com pouco mais de cinco mil habitantes, a pequena Floraí, que fica na região noroeste do estado, tem visto suas ruas com muita movimentação. Os Jogos Escolares do Paraná proporcionaram ao município um aumento da população em um terço, com a chegada de atletas e suas comissões das cidades da região.

Floraí sediou o seu primeiro JEPs no ano passado, um pedido ousado do prefeito Fausto Herradon que é veterano da competição, já tendo participado tanto enquanto atleta quanto como treinador. “O meu desejo é colocar a cidade no mapa destas grandes competições que o governo do estado promove, proporcionando ao município inúmeras vantagens, como o giro da economia do comercio local e a promoção do esporte como um todo” explicou o prefeito.

Para este ano, Floraí passou a ser chamada de “capital regional do esporte” pelos veículos de imprensa e também pela população. Novamente, com ambição, o município solicitou e conseguiu autorização para sediar as três principais competições do estado, Jogos Escolares (JEPs), Jogos Abertos (JAPs) e Jogos da Juventude (JOJUPs). E segundo os participantes da regional dos escolares, a cidade tem atendido e muito bem as necessidades e expectativas. “Eu participo dos JEPs há quase 30 anos e para mim esta foi uma das melhores sedes na qual fiquei alojado, problemas nós sabemos que sempre acontecem, mas a diferença aqui está no pronto atendimento, na educação e na atenção que toda organização e o município têm nos fornecido” conta Edson Ribas, diretor de esportes da cidade de Santa Fé e chefe de delegação dos colégios estaduais Marechal Arthur Costa e Silva e Cecília Meireles.

A secretaria de esportes do Floraí tem tido bastante trabalho após a decisão de que sediar os jogos, mas a prioridade tem sido tratar a todos com respeito e comprometimento. “Nós sabemos das limitações do município, mas prezamos pelo atendimento a todos, nossa equipe está sempre a postos pois nós queremos que tanto os atletas quanto as delegações consigam ter uma boa estada nos jogos” afirmou o secretário de esportes de Floraí, Wellington Kazuyoshi Kitsu.

Abrigando aproximadamente mil estudantes e professores, o município tem conseguido promover o esporte de maneira sadia. São quase oitenta delegações de 24 cidades da região que se alimentam e participam diariamente da disputa, no total mais de duas mil pessoas entre organização, atletas e professores.

Para o diretor geral da comissão técnica dos JEPs em Floraí, do NRE Maringá/SEED, Alexandre Custodio do Nascimento, a organização tem sido amplamente elogiada pelos participantes e comprova a assertividade em promover os JEPs em Floraí. “O prefeito tem sido um visionário, no ano passado a competição bateu seu recorde de atletas e delegações inscritas, logo no primeiro ano em que a cidade passou a sediar os jogos, este ano, novamente os números cresceram, isso demonstra que há qualidade e respeito com os participantes e por isso muitos optam por participar quando sabem que a sede será em Floraí” explicou Alexandre.

A promoção deste evento por meio do núcleo regional de educação e também pela secretaria de esporte e turismo faz parte das ações do governo do estado para fomentar o esporte e a educação no Paraná. Já a prefeitura de Floraí, que possui em seu cargo máximo a figura de um profissional de educação física, entendeu que o esporte surge para agregar valor e trazer para os jovens condições de aprendizagem e formação de bons cidadãos.

Nesta edição, mais de 2.200 atletas participam dos jogos com programação entre os dias 23 e 29 de junho. São cerca de 10 locais diferentes espalhados pela cidade e também por distritos e municípios vizinhos.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Floraí. 


COM/JEPs
Marinna Protasiewytch

Fonte: Walter Bento

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: De segunda a sexta feira, das 8h-11h e das 13h-17h