Domingo, 25 de junho de 2017
Visualizada: 508 vezes
A presença de um atleta olimpico entre os jovens iniciantes demontra fé na caminhada.
Ouvir matéria
A tarde deste domingo foi de uma experiência totalmente diferente para os atletas dos Jogos Escolares do Paraná de 2017. No Ginásio Pedro Bione, no município de Madaguaçu, as equipes de handebol se preparavam para jogar quando Henrique Teixeira pisou dentro da quadra. Ele que começou a praticar o esporte quando ainda era garoto, defendeu a região da Regional de Floraí nos JEPs durante alguns anos, na primeira década dos anos 2.000.
Os times do município de Sarandi, da Escola Estadual Irmã Maria Antonia e da cidade de Ourizona, do Colégio Estadual Benoil F. M. Boska, tiveram o privilégio de participar deste momento único. O atleta aconselhou as estudantes, apontando que o esporte tem papel fundamental na vida de cada um trazendo não só a atividade física, mas também respeito e companheirismo.
O Atleta
Henrique Teixeira é natural de Maringá, e atuou durante anos nos jogos promovidos pelos estado do Paraná, JEPs, JAPs, JOJUPs, etc. Ele reside atualmente na Espanha, é tricampeão Pan-Americano da modalidade pela equipe brasileira de Handebol Taubaté. Defendeu a seleção brasileira em duas oportunidades trazendo medalhas para casa. Em 2011, nas Olimpíadas de Guadalajara, no México, conquistou a medalha de prata junto com sua equipe. Retornou para a competição em 2015 e desta vez o ouro veio para o Brasil, em Toronto, no Canadá.
Nesta edição, mais de 2.200 atletas participam dos jogos com programação entre os dias 23 e 29 de junho. São cerca de 10 locais diferentes espalhados pela cidade e também por distritos e municípios vizinhos.
Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Floraí.
site - secretaria de esportes e turismo do Paraná
Fonte: Walter Bento