Facebook
Rua Pres. Getúlio Vargas, 177 - Centro - 87185-000 |
  | Acessibilidade

Religiosidade

Paroquia Imaculada Conceição de Florai - 57 anos.

Segunda-feira, 07 de dezembro de 2015

Última Modificação: 06/07/2016 10:53:58 | Visualizada 4471 vezes

Evangelizar através dos ensinamentos de Cristo.


Ouvir matéria

PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO DE FLORAÍ (1958-2015)
"Ao bom povo de Deus e outros benfeitores anônimos cujos nomes Deus conhece pelos cinqüenta anos de aniversário da criação desta comunidade paroquial Imaculada Conceição". Com esta frase toda comunidade Floraiense foi convidada a Celebrar o Jubileu de Ouro da Paróquia Imaculada Conceição há exatos 7 anos.
Nossa paróquia, que na ordem cronológica de criação foi a décima primeira da Arquidiocese de Maringá, nasceu no dia 8 de dezembro de 1958. Dom Jaime, era o nosso Bispo, e o primeiro Padre nomeado para o município foi:
Paulo Kfoury Haddad.
seguido pelos padres:
José Veloso Gomes
Antônio Otero Suarez
Arnaldo Beckenkamp
Celso Michels
Egídio Bertolli
AntonioNatalino Braga
Antônio de Souza
Roberto Takeshi Kuriyama
Ângelo Rabacchin
Valter Antônio Brandão
Valdir Egea
Antonio Fernando Vieira Garcia
Renato Quezini
Claudemir Ricardo da Silva.(atual)
Temas como este criado no Jubileu “ 50 anos servindo a Cristo, a exemplo de Maria”, nesse tempo cinqüenta e sete anos, lema “Fiquem unidos a mim e eu ficarei unido a vocês”. Proclamam a grandeza do povo e o amor por esta comunidade paroquial com o nome de Maria, nome dado à Paróquia naquele tempo pela grande devoção da comunidade à Maria. Fora formado um movimento comunitário dirigido à Dom Jaime Luiz Coelho, na época Bispo da Diocese de Maringá, representado por, entre outros, Luiz, José e Argemiro Bertolli, Antonio Pratas, Antonio Cuibida e Estéphano Matera, que oportunizaram a construção inicialmente da casa paroquial para que pudéssemos receber o nosso primeiro pároco. As missas eram presididas anteriormente e próximo da data da fundação pelo Padre José, da nossa Comarca de Nova Esperança.
Os primeiros movimentos religiosos fundados na Paróquia foram a Catequese, Congregado Mariano, filhas de Maria, Apostolado da Oração e Cruzada Eucarística. “Foi um domingo de muita alegria, além do Bispo Dom Jaime, tivemos a presença de pessoas das comunidades vizinhas, outros padres, entre eles o Padre José e o Padre Paulo. Autoridades do município e de outros lugares, tinha muita gente, logo começamos a trabalhar, fui uma das primeiras catequistas, com oito anos.” Dina Bertolli.
O dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 8 de dezembro de 1854 declara a Santidade da Virgem Santa Maria, desde o primeiro momento da sua existência, desde sua Conceição, ou seja, que ela foi preservada desde sempre do pecado original. Deus prepara uma nova mulher, uma nova Eva, isenta do pecado
original, para que, por meio desta, o Salvador chegasse à terra. A Mãe de Deus não poderia ter o pecado original e, como nenhum ser humano era livre deste pecado, foi então preciso que Deus preparasse uma mulher livre, para que Seu filho fosse também isento da culpa original e pudesse libertar seus irmãos. Dogma este confirmado por Maria em sua aparição à menina Bernadette: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Celebraremos neste ano, juntamente com toda a comunidade Paroquial, a Novena da Padroeira Imaculada Conceição, proclamada tão lindamente pela belíssima canção escrita pela saudosa professora Regina Célia Rodrigues Leonardo. Salve a Imaculada Conceição!

Na celebração solene da Santa Missa da Padroeira em 08 de dezembro de 2015, presença do arcebispo de Maringá dom Anuar Battisti, Padres e religiosos da região, alem dos paroquianos e visitantes.

* Marta Pedrone e José Carlos Ratti

 

 

Fonte: Walter L. Bento

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: De segunda a sexta feira, das 8h-11h e das 13h-17h